Escola do Ensino Básico N.º3 do Agrupamento do Desterro  
   
   
     
     
 

A visita que realizamos à Escola do Desterro teve como objectivo principal, uma análise e reflexão ao nível dos conhecimentos que os mais jovens têm em relação à necessidade de preservação do meio ambiente, para um futuro melhor, e também a forma como contribuem para isso. Podemos dizer que, de certa forma esta turma serviu como uma amostra aleatória, para retirar algumas conclusões.

 

A visita à Escola do Desterro foi realizada em duas sessões.

 

Na 1.ª Sessão fizemos a nossa apresentação aos alunos do 3.º ano da professora Cristina e explicamos de forma simples em que é que o nosso projecto se baseava. Através de uma pequena e simples apresentação PowerPoint ( que será anexada a este relatório ) mostrámos aos alunos a necessidade de preservar o ambiente e de cuidarmos do nosso planeta e a forma de o fazermos. Por fim, pedimos aos alunos para formarem quatro equipas, para que em grupo realizassem dois jogos: uma sopa de letras e um caça palavra, que lhes permitiu aplicarem alguns conhecimentos adquiridos em relação ao tema do nosso projecto.

 

Na 2.ª Sessão realizamos o jogo da reciclagem e despedimo-nos das crianças.

 

E c o j o g o

 

Sopa de Letras

Os alunos tiveram de encontrar 25 palavras numa grelha:

 

Será que vocês são capazes de encontrar as 25 palavras espalhadas nesta sopa de letras? Vamos dar-vos uma ajuda... As palavras são:

Energia, Planeta, Reciclagem, Lipor, Papel,

Ambiente, Sacos, Plásticos, Poluição, Ecoponto,

Orgânico, Embalagens, Amigo, Natureza, Metal,

Vidro, Ecocentro, Clarinha, Pilhão, Proteger,

Azul, Verde, Amarelo, Vermelho, Castanho

As palavras que já haviam sido procuradas, serviram para completar os espaços de algumas frases.

Caixa de texto: Ser amigo do ambiente é proteger a Natureza e cuidar do nosso planeta.
Quando se aproveitam os materiais que já foram usados e os reciclamos estamos a poupar matéria-prima e energia.
A mascote da Lipor é a Clarinha.
As embalagens são colocadas no respectivo ecoponto e depois levadas para o respectivo ecocentro.
O lixo orgânico é colocado no contentor castanho e pode ser usado como adubo para a terra.
Devemos aproveitar os sacos de plástico que levmos do supermercado.
O papel é colocado no ecoponto azul, o metal e o plástico no ecoponto amarelo, o vidro no ecoponto verde, e as pilhas no ecoponto vermelho.
Devemos dizer não à poluição e sim à reciclagem.
As frases mencionadas são as seguintes:

 

 

 

 

ü      Jogo da reciclagem

 

 

 

 

 

 

 

Dentro de um caixote com balões e tiras de papel encontravam-se vários cartões de cartolina com várias cores (15 de cada cor: branco, violeta, rosa, azul claro, laranja). Formaram-se 4 grupos de cinco elementos. Cada equipa era caracteriza pela cor dos seus coletes, sendo o grupo das Girls o rosa, o grupo dos Boys Dx o laranja, o grupo dos Portistas o azul claro e por fim o grupo da Natureza com a cor violeta. Os grupos dispuseram-se em fila atrás do caixote. O primeiro elemento de cada grupo partia após um determinado sinal, dirigindo-se ao caixote com o objectivo de encontrar um cartão da cor do seu grupo. De seguida tiveram que ultrapassar os seguintes obstáculos: corrida de sacos, salto à corda ( 3 saltos ), bola ao cesto; e após os terem ultrapassado dirigiram-se ao respectivo ecoponto, colocando aí o cartão com a imagem pertencente a um determinado material. ( O elemento de cada equipa só parte quando o outro termina o circuito e chega ao seu grupo ).

No final do jogo a organização faz a contagem dos pontos e confere se os materiais foram colocados no ecoponto correcto. Caso isto se verifique, cada equipa é premiada com 2 pontos por cada cartão, caso contrário é penalizada com menos um ponto por cada cartão.

Estes pontos foram somados aos pontos que haviam sido obtidos nos jogos da primeira sessão, sendo eles: a sopa de letras e o caça palavra. A equipa com mais pontos conquistados sob ao pódio arrecadando o primeiro lugar, e assim sucessivamente.

Após o divulgar dos resultados todas as equipas receberam uma pequena lembrança e um diploma de participação que lhes atribuiu o estatuto de Amigo do Ambiente.

 

As imagens que se seguem são aquelas que se encontravam coladas nos cartões:

 

 

 

Solução do jogo da reciclagem

 

Lata de produto tóxico: Lixo não reciclável

Saco: Ecoponto amarelo

Copos: Lixo não reciclável.

Lixo orgânico: Ecoponto castanho

Tachos e talheres: Lixo não reciclável

Garrafas e boiões: Ecoponto verde

Spray: Ecoponto amarelo

Pilhas: Ecoponto vermelho

Lâmpada: Lixo não reciclável

Latas: Ecoponto amarelo

Pratos e Chávena: Lixo não reciclável

Revistas e jornais: Ecoponto azul

Lupa: Lixo não reciclável

Caixa de papelão: Ecoponto azul

Garrafa de Azeite: Ecoponto verde

 

Conclusão: No final desta visita acho que podemos dizer que as crianças da turma que visitamos estão mais ou menos consciencializadas para a necessidade de proteger o ambiente e de o preservar, uma vez que se mostraram bastante participativas e interessadas. Achamos que tiveram bastante facilidade em encontrar as palavras na sopa de letras e em completar as frases. No jogo da reciclagem verificou-se que os alunos colocaram a maior parte das imagens dos materiais nos respectivos ecopontos, mas que tiveram alguma dificuldade em separar materiais recicláveis de não recicláveis.

( Apresentação em Power Point mostrada )

( Clip com fotos )

 
 

 
Web site desenvolvido por Ana Luísa Seara, Beatriz Almeida e Donata Pinto.